Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo



Informações sobre a prática do Xadrez a Distância


O QUE É O XADREZ NO SERVIDOR ?
É a prática de xadrez em que os lances são transmitidos em um servidor na internet.

COMO PRATICÁ-LO ?
Xadrez no Servidor
(servidor na internet): Os jogadores acessam o servidor na internet e efetuam seu lance em um tabuleiro virtual.

Os torneios são regidos por regulamentos e regras próprias, que estabelecem, entre outras condições, o Tempo de Reflexão (dias que são permitidos para refletir e responder a um lance, a partir da data do recebimento da carta/servidor do parceiro), e a duração dos torneios, em geral de um ano e meio (para o xadrez postal) e um ano (para o xadrez pelo servidor). Cada enxadrista enfrenta, simultaneamente, a todos os parceiros de seu grupo.

COMO FAZER PARA PRATICÁ-LO ? - No Brasil, o xadrez postal / servidor é dirigido pelo Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro - CXEB, reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), filiado à Internacional Correspondence Chess Federation (ICCF), entidade internacional de xadrez postal / servidor.

COMO ASSOCIAR-SE AO CXEB ? - Basta preencher a proposta de sócio e enviar ao Clube e você receberá todas as informações necessárias.

PAGA ALGUMA TAXA ? - Sim, uma contribuição anual de R$ 72,00. Menores de 19 anos e maiores de 65 anos podem, se quiserem, pagar somente a metade deste valor, portanto R$ 36,00. Informações para pagamento (depósito ou transferência), acessar: anuidade do CXEB 2023.

O QUE OFERECE O CXEB ? - Torneios ! Amigos ! Diversão de Primeira Qualidade ! Veja:
a) Campeonato Brasileiro Individual (CBI) - evento mais forte do CXEB. Na fase preliminar poderão participar todos os associados das Categorias Especial ou Superior do CXEB, em dia com suas obrigações estatutárias. Normalmente são em 3 fases (preliminar, semifinal e final). Todas as fases são contabilizados para Rating Internacional (ICCF). O campeão brasileiro recebe o titulo de Campeão Brasileiro, Mestres Brasileiro de Xadrez Postal, Taça alusiva ao Titulo.
b) Taça Brasil Individual (TBI) - torneio aberto a sócios e não-sócios, sem restrição de categoria, realizado a cada 2 anos. Uma das maiores competições do xadrez postal mundial !
c) Campeonato Brasibeiro de Veteranos (CBV) - torneio aberto, podendo participar na fase preliminar jogadores de qualquer categoria do Clube - este torneio será restrito aos jogadores que tenham, no mínimo, 50 (cinqüenta) anos completos na data do início do evento.

Acesso aos Torneios da ICCF
Existem inumeros eventos na ICCF, os principais são:
a) Ciclo Mundial de Xadrez Postal composto por 4 etapas, sendo a final um dos eventos mais fortes da ICCF, veja a Final atual em: World Championship 33 Final .
b) Ciclo Olímpico de Xadrez Postal composto por 2 etapas e o Brasil sempre esta sendo representado pelos melhores jogadores do Ranking do Brasil, veja a Final atual em: ICCF Olympiad 21 Final . O Brasil finalizou atualmente a participação do ICCF Olympiad 22 Preliminaries - Section 1 .
c) Copa do Mundo de Xadrez Postal composto por 3 etapas, sendo permitido a participação de todos os associados do CXEB, veja a Final atual em: ICCF World Cup 22 Final .
d) Liga dos Campeões de Xadrez Postal composto por 3 divisões de equipes, a cada ano as equipes lutam para ascensão e descenso entre as divisões. Este é permitido a participação de todos os associados do CXEB, veja a disputa da primeira divisão atual: Champions League 2021 A .
e) Torneios de Normas de titulação internacional composto por 5 tipos de eventos, dependendo do Rating ICCF que os associados CXEB tiver, veja os grupos do eventos que fornecem normas de GM-ICCF em: WS/GMN/A ou WS/GMN/B .
f) Torneios de Classificação composto por 3 tipo de eventos, dependendo do Rating ICCF que os associados CXEB tiver, veja os grupos do eventos da Classe "Master" em: WS/M .
g) Torneios Temáticos composto por 2 fases, aberto a participação de todos os associados CXEB tiver, um exemplo de Final de Temático: WSTT/5/21/Final - Queen's Indian, E12 .
Existem outros eventos na ICCF, Memoriais que os países organizam, Xadrez 960, etc.

O Associado CXEB tem acesso a todos estes eventos !