Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo

Mensagem do Presidente

Apresentação da Sala CXEB

É com enorme prazer que apresentamos aos associados a nova “sala” do CXEB.

O sistema foi-nos oferecido no ano passado pelo nosso ex-sócio Elias Cardoso Muniz do Torre21, no qual  ele usa esse mesmo sistema do InterAjedrez, há bastante tempo. Os contatos foram feitos  através do Vice Presidente Márcio Barbosa.

Ao longo de vários meses Márcio e Elias foram acertando os detalhes, e graças ao incansável trabalho do Elias, foi possível finalizar os acertos no sistema para que esse lançamento  fosse possível neste momento.

Esta associação para uso do sistema InterAjedrez tem ainda caráter informal e experimental, sem nenhum compromisso de nenhuma das partes a não ser trabalhar firme na tentativa de viabilizar essa nova forma de xadrez à distância.

O CXEB manterá um banner em sua HP e um anúncio na nossa Revista sobre o InterAjedrez.

Da parte do CXEB o principal interesse é o de viabilizar a realização de torneios na modalidade “servidor” sem custo para o associado. E atende neste sentido a solicitação que nos foi transmitida pelo ex-presidente Antônio Carlos Raposo, falando em nome do Conselho Consultivo, em resposta a consulta formal que fizemos ao colegiado. Na consulta nós colocamos a questão da realização de convênio com a organização internacional Interajedrez. Na resposta do ex-presidente Raposo,o Conselho Consultivo, achou que a proposta estava vaga e que precisaria ser feita em termos mais concretos. É a seguinte a íntegra da resposta:

“Prezado Dorgival,

Você nos fez uma explanação do assunto e a consulta. Não havia ficado claro, todavia, pelo menos para alguns de nós, a forma de utilização do servidor; o termo "sala" inclusive passou a idéia de que seriam jogadas partidas on-line. Posteriormente, você nos esclareceu isso.    

Houve também aquelas questões sobre um contrato para o convênio, prazos etc...

Diante disso, para que possamos dar sequência ao assunto no âmbito do Conselho Consultivo, sugiro o seguinte:

- que você, quando tiver as respostas solicitadas - os termos concretos do contrato/convênio - nos reenvie a consulta, de modo simplificado e objetivo.

A minha proposta se baseia no fato de que deve ser difícil para os membros

do Conselho se manifestarem sobre algo um tanto genérico e que nem havia ficado claro para todos. Não obstante as boas intenções de todos, creio que com esses aspectos mais definidos, poderia haver uma maior aceitação da proposta. 

Caso você concorde com essa sugestão, recebendo sua consulta daremos imediata tramitação dentro do CC, com vistas emissão do parecer.

Saudações,

Raposo

Para não retardar indefinidamente o nosso projeto e como foram encontradas dificuldades, principalmente em relação à fixação de prazos para o acordo, a Diretoria Executiva decidiu-se pela realização de um “Projeto-Piloto”, uma implementação experimental que pudesse dar a todos, inclusive a nós mesmos da DE uma visão suficientemente clara do projeto.

Contando com a decisiva colaboração do companheiro Elias, estamos apresentando agora a Sala CXEB.

De imediato ela pode suportar qualquer torneio programado pelo CXEB. Estamos lançando agora um torneio experimental nos moldes do Torneio Aidano Carneiro, aberto a diretores, diretores auxiliares e  membros dos Conselhos. O objetivo, mais que o objetivo do Aidano Carneiro que é o de confraternização entre os dirigentes, é o do conhecimento das possibilidades e limitações do novo sistema.

O associado poderá acessar http://www.interajedrez.com/CXEB/sp4.htm  através de nossa Home Page ou diretamente e lá terá as seguintes possibilidades:

1- Jogar partidas amistosas com os amigos(quantas desejar com cores alternadas ou não).O tempo de reflexão mínimo permitido pelo sistema é de 1 dia(24hs)para cada lance para manter a característica Postal,porém nada impede que se troquem diversos lances no mesmo dia ou até que se conclua a partida em algumas horas de jogo,não sendo possível a contagem de minutos/segundos como no xadrez relâmpago.

2- Propor torneio amistoso entre alguns amigos (grupo fechado)

3- Jogar os torneios oficiais do CXEB que forem convocados para essa sala, desde que estejam qualificados.

4- Contar com diversos links como para nossa HP e Fórum.

5- Contar com um sistema de Rating automático da sala ( a princípio em caráter experimental e como curiosidade), para as partidas alí jogadas

6- Possibilidade de iniciar um torneio ou partida com maior rapidez.

7- Alternativa para se inscrever no torneio convocado, diretamente na nossa sala.

8- Usufruir o mais moderno meio de se jogar Xadrez à distância, com toda a segurança, sem se preocupar com outros detalhes como acontecia antes do servidor:

O controle de tempo, controle de lances,licenças normais ou especiais, encerramento de partidas, cálculo de rating, atualização de listagens, etc., estão totalmente automatizadas. Desta forma, qualquer praticante desta modalidade apreciará os grandes benefícios que isto representa: reduz ao mínimo a perda de tempo, os aborrecimentos derivados de abandonos silenciosos, êrros e toda classe de incidências, intencionadas ou não, que são tão desagradáveis aos praticantes desta modalidade de jogo. Assim, é possível desfrutar do jogo por e-mail com total comodidade, dedicando todo seu tempo ao que realmente lhe interessa: jogar xadrez.

Como fato importante destacamos que todos os associados interessados em usar este novo equipamento deverão se registrar na sala,

(http://www.interajedrez.com/CXEB/registro4.htm ) ,preenchendo a ficha com todos seus dados e aguardar a liberação pelo sistema para então iniciar o uso da sala.

O sistema, contará com a possibilidade de se colocar a fotografia dos jogadores (opcional) e de se enviar lances pelo celular, coisa ainda inédita.

Nossas partidas estarão arquivadas no banco de dados do InterAjedrez onde háo back-up diário dos dados.

Nos últimos anos o sistema esteve fora do ar pouquíssimas vezes, por poucas horas, coisa que acontece com qualquer servidor, sem prejuízo no andamento das partidas.

Como segurança nunca é demais, aconselhamos todos a manterem um arquivo com as partidas em andamento e os emails enviados pelo servidor a cada lance.

Por ser um projeto piloto e experimental dependemos da manifestação dos associados, na forma de críticas e sugestões que se destinem à construção de um projeto ótimo. Use para isto o nosso endereço contato@cxeb.org

Façam pois bom uso do novo equipamento.

Dorgival Olavo Guedes Junior
Presidente do CXEB.