Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo

Mensagem de Boas-vindas

Prezado Navegante:

É um prazer recebê-lo na Home Page do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro - CXEB!

Imagino que, se sua navegação na Internet o trouxe até aqui, é porque você deve ser um amante do xadrez ou, no mínimo, um curioso a respeito, mas que poderá vir a ser um bom enxadrista no futuro.

Fique à vontade, portanto! Aqui você vai poder conhecer a história do CXEB, do Xadrez Postal do Brasil, quais os torneios que oferecemos, quais os nossos campeões, e muitas outras coisas sobre o xadrez à distância, na sua forma clássica, por correspondência postal, na sua modalidade eletrônica, mediante o envio de emails e pela via atual de fácil manuseio, via servidor.

Como praticante do xadrez à distância há mais de 40 anos, posso lhe assegurar que é uma atividade fascinante e que, acima de tudo, comprova o lema do nosso Clube: "Leva o xadrez, traz o amigo".

Jogando-se à distância há possibilidades de exaustivas análises e estudos de aberturas,posições e finais de partidas,o que tem contribuindo positivamente para a teoria do Xadrez ao longo dos tempos.

Muitos GMs FIDE praticaram ou ainda jogam xadrez à distância, sobretudo agora, com o advento do servidor.

Devo ser honesto e dizer que, como em tudo, às vezes traz também pequenos aborrecimentos, como uma derrota inesperada ou uma reclamação mal colocada por um parceiro, que devemos saber relevar e que são insignificantes em face das alegrias que o xadrez à distância nos dá, além da felicidade de praticá-lo sem sair de casa.

Convido-o a participar do nosso interessante mundo, conhecendo nossa Sala de Jogos em http://www.interajedrez.com/CXEB/sp4.htm onde há sempre torneios destinados aos iniciantes para sentirem como funciona e depois se associando ao CXEB e participando dos nossos torneios que exigem pré-qualificação, como o Campeonato Brasileiro que organizamos desde 1969, podendo alcançar titulos nacionais e internacionais de Mestre e o ciclo dos Campeonatos Mundiais da ICCF,a Federação que congrega 96 países e é reconhecida pela FIDE.

O CXEB é o responsável pelas inscrições,supervisão e apoio aos jogadores brasileiros no cenário internacional desde 1969!

Mais informações e instruções, de como fazê-lo encontram-se nesta Home Page, e se desejar poderá nos enviar um email com suas dúvidas ou sugestões para marbol@attglobal.net

Espero sinceramente que passe a ser um dos nossos, se já não o é, e que em breve tenhamos a possibilidade de interagir e de nos conhecermos, ou até, quem sabe, nos defrontarmos em algum torneio.

Cordiais Saudações do

Márcio B.Oliveira
GM ICCF
Presidente do CXEB