Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo



BANCO DE DADOS DE FINAIS

6 peças, por Lomonosov Convekta


O Congresso da ICCF de 2013, na Cracóvia, decidiu que para todos os torneios iniciados após 01/01/2014, os jogadores poderão solicitar vitória ou empate, caso a situação puder ser resolvida a partir de um banco de dados de finais de 6 peças.

A ICCF também assinou um acordo com a Convekta Ltd que fornecerá aos Diretores de Torneios da ICCF livre acesso ao banco de dados de 6 peças Lomonosov.

O que é um banco de dados de finais?

É uma coleção organizada de finais de partida de xadrez, os quais com cálculos precisos para a jogada ideal em qualquer posição, desde que o número de peças no tabuleiro não exceda certo limite.

Simplificando, o programa determina se a posição leva a um empate ou pode ser vencida por qualquer um dos lados - com 100% de certeza. Se a partida pode ser ganha, a linha de jogo com o menor número de lances até o final é exibida, uma vez que ambos os jogadores fazem as melhores jogadas possíveis. Se o jogador perdedor fizer um lance abaixo do ideal, ele perderá mais cedo e o programa exibirá o nova linha ideal.

Banco de dados Lomonosov

Os desenvolvedores da interface Aquarium, os programadores Zakharov e Makhnichev criaram um algoritmo para produzir um banco de dados com 7 peças utilizando o Supercomputador Lomonosov da Universidade Estadual de Moscou.

Atualmente a ICCF aceita somente pedidos com base em posições do banco de dados de 6 peças.

Os jogadores que desejam ter acesso ao banco de dados de 7 peças podem comprar qualquer um dos seguintes programas: ChessOK Aquarium 2014, Houdini 4 Aquarium, Houdini 4 PRO Aquarium, Chess Assistant 14 Starter Package e Chess Assistant 14 Professional Package.

Alternativamente, os jogadores que quiserem ter somente acesso ao banco de dados de 6 peças podem visitar a página para usar a base de dados Nalimov.

Como fazer uma reclamação?

Os jogadores podem reivindicar posições solucionadas somente pela base de dados de 6 peças.

O procedimento é semelhante ao de outras reivindicações à ICCF. Os jogadores podem usar o menu dropdown na página da partida e selecionar "Claim a win" para solicitar a vitória, ou "Claim a draw" para reivindicar um empate. As solicitações devem indicar no formulário do pedido que a reivindicação é com base no “endgame tablebases”, o banco de dados de finais. A solicitação deve ter base na posição atual da partida ou então indicar um lance proposto e reinvidicar com base nessa posição. O lance proposto não deve ter sido executado no tabuleiro, caso contrário o jogador terá que esperar até a próxima vez antes de preencher o pedido. Basta indicar o lance proposto no formulário do pedido.

Em torneios por equipe a solicitação deve ser enviada primeiramente para o capitão da equipe, para aprovação.

Uma vez que o pedido chegue ao diretor do torneio, esse fará a consulta da posição no site da Convekta.

AMICI SUMUS
Diretoria da Área Internacional